terça-feira, 27 de abril de 2010

ESTATUTO DO ALUNO

A proposta de Estatuto do Aluno aprovada pelo Governo duplica o tempo durante o qual um estudante pode ser suspenso preventivamente, passando o máximo de 5 para 10 dias úteis e alrga também o âmbito de aplicação desta medida.

No Estatuto ainda em vigor, um aluno só pode ser suspenso preventivamente no momento da instauração do procedimento disciplinar - o qual deverá ocorrer no prazo de um dia útil após a infracção cometida - ou no decurso da sua instrução.

Já a proposta aprovada na passada 5ª feira não especifica estas circunstâncias, referindo apenas que pela prática de actos passíveis de constituir infracção disciplinar, o aluno pode ser suspenso preventivamente, mediante despacho fundamentado a proferir pelo Director.

O encarregado de educação deve ser imediatamente informado sobre esta medida, a qual terá que ser comunicada, por via electrónica ao Gab. Coord. de segurança Escolar e à DREL respectiva.
Recebida a participação, o ME diligencia a prestação de apoio médico e psicológico adequado aos envolvidos e seus familiares.
O ME visa com o novo Estatuto reforçar a autoridade e a capacidade de intervenção de Directores e Professores. É re-introduzida a «repreensão» como medida cautelar e estabelece que fora da sala de aula qualquer professor ou membro do pessoal não docente tem competência para repreender o aluno.

Para combater a lei do silêncio em vigor em muitas escolas, estabelece-se a obrigatoriedade de participação de comportamentos susceptíveis de constituir infracção disciplinar, seja por parte dos professores, do pessoal não docente ou dos alunos, imediatamente, ao Director, no caso dos alunos via Director de Turma.

É fixadoo um prazo máximo de 20 dias para a conclusão do procedimento disciplianr, sob pena de caducidade deste.

À excepção da transferência de Escola, que continuará a ter de ser decidida pelo Director Reg. de Educação, é o Director de Escola quem exerce o poder disciplinar.

As medidas disciplinares sancionatórias são as mesmas: repreensão registada, suspensão até 10 dias e transferência de escola, que é a mais grave.

As propostas cautelares, de natureza preventiva, são a ordem de saída da sala de aula, realização de tarefas, condicionamento no acesso a certos espaços escolares ou na utilização de certos equipamentos e mudança de turma.

Consta dos deveres dos pais, a pontualidade dos alunos.
é

VÁRIOS

Educação Sexual: Conteúdos curriculares vão da noção do corpo à gravidez e aborto.
A formação dos Professores Coordenadores arranca em Abril.

Pessoal Não Docente: Vai poder aplicar medidas correctivas.

Bullying: Governo avança com a tipificação do «bullying» como crime no âmbito da violência escolar.

JOANA FERREIRA


ENTREVISTA A JOANA FERREIRA

No seguimento da 1ª experiência de um aluno da Escola Pedro Santarém ,na frequência do Rotary Youth Leadership Awards, realização do Rotary de Olivais e oportunidade proporcionada pelo Rotary Clube de Benfica, em comunhão de esforços com a Assoc. de Pais da Escola Pedro Santarém, entendemos por bem entrevistar a aluna Joana Ferreira, do 9º ano, para obtermos o seu testemunho.


Assoc. de Pais: Como te sentiste quando soubeste que eras a única aluna da n/ Escola, no RYLA - Rotary Youth Leadership Awards?
Joana: - Fiquei espantada.Achei que deviam ser escolhidos mais alunos e também me senti orgulhosa.

Assoc. de Pais: Qual era o teu estado de espírito quando atravessaste o portão do Colégio Militar, sabendo que só voltavas a ver a tua família ao fim de quase uma semana?
Joana: Não era muito positivo, porque achava que não me ia identificar com quem lá estivesse.Pensava que ia ter um treino militar, estava apreensiva mas também curiosa.

Assoc. de Pais: Qual das matérias que te ministraram te despertou mais interesse e porquê?
Joana: A do Perfil de Um Líder e o que deve fazer para manter os seus subordinados do seu lado, especialmente na vertente psicológica.

Assoc. de Pais: Houve alguma tarefa que achasses que era «areia a mais para a tua camioneta»?
Joana: A Orientação Por Carta e Bússola em Monsanto.

Assoc. de Pais: Descreve-nos o momento mais especial para ti deste Seminário.
Joana: Aplicar na equitação, com os cavalos, os conhecimentos que nos deram em termos de liderança . O cavalo tinha que fazer o que nós queríamos e o cavalo VMartin obedeceu ao que lhe pedi.

Assoc. de Pais: Houve tempo para ter saudades dos pais e dos irmãos?
Joana: Não senti muitas.Como o grupo era óptimo, o tempo passou rápido, para além de falarmos com a família todas as noites.

Assoc. de Pais: Do que aprendeste no Seminário, qual é forma ou as formas em como poderás contribuir para um ambienter na sala de aula, de respeito e harmonia entre todos os alunos e entre os alunos e os professores?
Joana: Elogiar mais em público e criticar em privado.Só pedir aos outros para fazerem, aquilo que conseguimos fazer.

Assoc. de Pais: Recomendarias o RYLA, a quem tenha o privilégio de ser escolhido para o frequentar?
Joana: Recomendaria. É uma experiência óptima.As condições no Colégio Militar são excelentes desde natação, a equitação, orientação, educação física. O grupo foi muito bom.

Assoc. de Pais: O que aprendeste sobre o movimento Rotary?
Joana:Funcionam através do pagamento de quotas e doações dos seus sócios.
«Dar de si antes de pensar em si».
Alguns elementos são pessoas preponderantes em diversas organizações.
Beneficiam estudantes com Bolsas de Estudo.
Proporcionam a vários estudantes estudarem no estrangeiro, através do intercâmbio com estudantes de outras nacionalidades.
Auxiliam com alimentação muitas pessoas que passam fome.

Assoc. de Pais: Achas que os melhores exemplos do que se passe na Escola, devam ser divulgados?
Joana: Sim, devem ser divulgados.
Quando erramos, a Escola é mais rápida a actuar e exemplo disso é a «circular» a divulgar os alunos castigados e o tipo de castigos.
Devia fazer uma «circular» para os alunos que ajudaram a fazer algo, que contribuiram com algo que foi bom para a Escola, por exemplo nos Ateliês e em actividades do Centro de Recursos ou dos torneios Inter-Turmas.
Agradecer aos alunos e não só criticá-los.

Assoc. de Pais: Este vai ser o teu último ano na Escola Pedro Santarém.O que desejas para a nossa Escola e para todos aqueles que cá vão continuar?
Joana: Os alunos têm que encarar a Escola de outra forma.
Têm que se envolver mais em projectos, para além da sala de aula.
Os professores têm sido uma minoria em participação extra-aulas.
O Centro de Recursos tem tido quase a exclusividade das iniciativas.
Os alunos têm que tomar mais a iniciativa, independentemente dos professores.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

TESTEMUNHO DE ESTUDANTE DA PEDRO EM FORMAÇÃO EM LIDERANÇA

Em virtude de um relacionamento institucional estabelecido no início do 2º Período Escolar, entre a Assoc. de Pais da Escola Pedro Santarém e o Rotary Clube de Benfica, teve esta Assoc. de Pais a honra de ser convidada a indicar um aluno/a, com a idade mínima de 14 anos e com perfil de líder, para frequentar o RYLA - Rotary Youth Leadership Awards - um Seminário de Formação em Liderança, que decorrreu entre 27/03/2010 e 01/04/10, em plenas férias da Páscoa, no Colégio Militar, em Carnide.



A Direcção da Assoc. de Pais solicitou a colaboração de todos os Srs. Professores/Directores de Turma do 9º ano, em virtude da idade mínima exigida ao participante, que indicassem até um máximo de 4 alunos, aqueles que conciliavam uma boa prestação académica com a capacidade de serem líderes e que naturalmente são um excelente exemplo de vivência em termos de comunidade escolar.



Desses 4 alunos que reuniam esse perfil, qualquer um deles digno dessa distinção, 2 deles nascidos em Portugal e outros 2 no estrangeiro, («a título de curiosidade» ), a Direcção da Assoc. Pais escolheu a aluna Joana Ferreira, que aceitou o repto de ficar «fechada durante quase uma semana, nas férias da Páscoa, a receber formação em Liderança.



Junto segue o texto, por ela redigido e já enviado para o Rotary e que nos transmite a sua experiência.
Muito em breve, publicaremos uma entrevista da mesma Joana Ferreira!


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Depois de uma semana no RYLA posso dizer que me sinto muito mais preparada para o futuro.
Além de aprender a ser uma melhor líder aprendi também a ser uma melhor pessoa e cidadã.

Os conhecimentos que me foram passados nas «aulas» explicados nas palestras e vivenciados nas actividades, fizeram-me reflectir sobre o comportamento que tenho que ter para ser uma líder de sucesso.Porque ser líder não é uma característica que nasça connosco é uma competência que se trabalha.Temos que ser leais, responsáveis, exemplares, verdadeiros, realistas, carismáticos, optimistas, íntegros e corajosos.Temos que ter táctica, técnica, influência, sentido de humor, credibilidade, senso comum, capacidade de comunicação, objectivos, visão, motivação e adaptabilidade.

Também as amizades que criei, trago comigo, porque apesar de todas as nossas diferenças conseguimos criar um grupo unido, forte e inesquecível.

Por me terem proporcionado todas estas experiências, agradeço e digo, com orgulho, que sou Rylista.

Joana Ferreira!