A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, através de duas equipas de alunos, sagraram-se campeãs do Mundo em Robótica nas categorias de Busca e Salvamento e Dança, no Robo Cup Junior 2010, que decorreu em Singapura.
Convém ainda referir que várias Escolas SECUNDÁRIAS da região estiveram associadas à FCTUC.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
ÁRVORES
Um bosque aumenta a capacidade de absorção de água 3,5 vezes mais que uma área pavimentada.
A sombra de uma árvore reduz os custos de ventilação até 25%.
1 hectare de bosque com árvores e arbustos, podem absorver cerca de 1 tonelada de CO2.
As árvores reduzem os níveis de ruído e amenizam a intensidade do som.
Um bosque pode valorizar uma propriedade de 6% a 35%.
Uma única árvore pode produzir oxigénio para 10 pessoas.
A sombra de uma árvore reduz os custos de ventilação até 25%.
1 hectare de bosque com árvores e arbustos, podem absorver cerca de 1 tonelada de CO2.
As árvores reduzem os níveis de ruído e amenizam a intensidade do som.
Um bosque pode valorizar uma propriedade de 6% a 35%.
Uma única árvore pode produzir oxigénio para 10 pessoas.
COMO PLANTAR UMA ÁRVORE
1. Ao plantar árvores, mantenha-as no contentor até ao último minuto de moda a evitar que as raízes sequem.
2. Abra uma cova de dimensão ligeiramente superior ao torrão da planta, verifique antes.Remova as plantas em redor.
3. Antes de plantar, coloque a micorriza na cova para aumentar a área de absorção da planta.Coloque depois o torrão na cova.
4. Encha a cova de modo a cobrir todas as raízes e calque a terra à volta.
5. Sache o solo em redor da planta de modo a torná-lo arejado e permitir o melhor desenvolvimento da planta.
6. Regue a árvore após a plantação.
2. Abra uma cova de dimensão ligeiramente superior ao torrão da planta, verifique antes.Remova as plantas em redor.
3. Antes de plantar, coloque a micorriza na cova para aumentar a área de absorção da planta.Coloque depois o torrão na cova.
4. Encha a cova de modo a cobrir todas as raízes e calque a terra à volta.
5. Sache o solo em redor da planta de modo a torná-lo arejado e permitir o melhor desenvolvimento da planta.
6. Regue a árvore após a plantação.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
RESULTADOS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO
Os resultados melhoraram, tanto no 4º ano como no 6º ano, a Língua Portuguesa e Matemática, exceptuando a Matemática no 2º Ciclo.
«APROVADO» EXAME DE MATEMÁTICA DO 9º ANO
A SPM -Sociedade Portuguesa de Matemática e a APM - ssociação de Professores de Matemática, que nem sempre convergem nos seus pareceres, consideraram que o exame do 9º ano foi adequado e que cobriu grande parte da matéria leccionada ao longo do 3º Ciclo.
A SPM, que habitualmente tomauma posição mais crítica, considerou a prova de grau de complexidade superior à do ano transacto, sendo acess+ivel sem cair nos exageros de facilitismo verificados no passado recente. Frisou a inclusão das inequações e sistemas de equações.Criticou como excessivo o facto de cerca de 30% da cotação do exame corresponder a questões de resposta imediata.
A APM frisou que foi o 1º exame adequado ao Ciclo, à maturidade dos alunos e ao tempo estipulado para a sua realização.
A SPM, que habitualmente tomauma posição mais crítica, considerou a prova de grau de complexidade superior à do ano transacto, sendo acess+ivel sem cair nos exageros de facilitismo verificados no passado recente. Frisou a inclusão das inequações e sistemas de equações.Criticou como excessivo o facto de cerca de 30% da cotação do exame corresponder a questões de resposta imediata.
A APM frisou que foi o 1º exame adequado ao Ciclo, à maturidade dos alunos e ao tempo estipulado para a sua realização.
A MORTE DE JOSÉ SARAMAGO - COMENTÁRIOS
Saramago, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998, será sempre recordado como um dos maiores escritores da língua portuguesa - Durão Barroso - Presidente da Comissão Europeia.
Ele consegue acabar como se estivesse no princípio.Isso é o exemplo de juventude, de irreverência, que eu acho que devia ser um modelo para todos - Carlos Queiroz - Seleccionador Português de Futebol
A lucidez naquele grau é um privilégio de poucos, não consigo escapar do «cliché»: definitivamente o Mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego - Fernando Meirelles - Realizador de Cinema Brasileiro
Morreu um escritor genial.Acho que morreu feliz, porque escreveu até ao fim da vida, entregando-se sempre com amesma coragem - Lídia Jorge - Escritora
Saramago vai durar o que durar a literatura portuguesa.É uma figura indiscutívelmente maior das nossas letras. Permanece o seu génio. Mário Claúdio - Escritor
Foi muito importante para a literatura de língua portuguesa.Mudou a forma como a nossa língua passou a ser percebida no Mundo. - Eduardo Agualusa - Escritor Angolano
A qualidade de sócio de honra da Academia das Ciências, que lhe foi atribuída nessa altura ( depois do Nobel ), é extremamente rara. Adriano Moreira - Presidente da Academia das Ciências
Era um homem que conseguia manter o nome de Portugal nos jornais.Não havia uma semana que a imprensa não falasse dele. - João da Costa Lopes - Instituto Português em Caracas
Ampliou o inestimável património que a literatura representa, capaz de espelhar profundamente a condição humana - Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Era de todos os autores portugueses actuais aquele que mais lia a Bìblia, mais a citava, mais perseguia a sua musicalidade - Tolentino de Mendonça - Padre e Poeta
Um exemplo também na sua dimensão política, pois é importante e difícil provocar a polémica para que se esteja bem com gregos e troianos - João Brites - Encenador
Não era um homem de meios termos.Controverso e genial, austero mas profundamente solidário, era detentor de uma cultura vastíssima. António Costa - Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Os espanhóis choram Saramago como um dos nossos, porque sempre o sentimos a nosso lado, enriquecendo-nos com o seu olhar compassivo - José Luís Zapatero - Primeiro Ministro Espanhol
É o mais firme herdeiro do iberismo português.Poucos como ele amaram e conheceram tão profundamente as nossa duas culturas - Carmen Caffarel - Directora do Instituto Cervantes
Foi o intelectual português que mais amou e compreendeu o Brasil.Ele entrou no coração do Brasil.Estamos todos muito tristes - Lygia Fagundes - Escritora Brasileira
Por causa de Saramago, respeitam-nos mais em Espanha.Será para sempre um vulto muito potente da literatura portuguesa e mundial. - Helena Liz - Pintora Radicada em Madrid
Quase como se algo ali ( nos livros de Saramago ) também fizesse parte de mim e eu tivesse necessidade de o exprimir através da música. Azio Chorgi - Composito Italiano
Um homem de grande seriedade, especialmente com as suas obras. « O Memorial do Convento » foi o livro mais difícil que traduzi na minha vida. Fan Weixin - Tradutor Chinês
O escritor uniu os dois países, que habitualmente vivem de costas voltadas.Uniu-os mesmo depois da morte. Ângeles Gonzalez Sende - Ministra da Cultura Espanhola
Quando um escritor morre, é um Mundo que desaparece, mas do Saramago ficará sempre a sua imaginação, a sua vida.Ele e os seus livros nunca deixarão de ser um exemplo. - Nuno Júdice - Poeta
Ele consegue acabar como se estivesse no princípio.Isso é o exemplo de juventude, de irreverência, que eu acho que devia ser um modelo para todos - Carlos Queiroz - Seleccionador Português de Futebol
A lucidez naquele grau é um privilégio de poucos, não consigo escapar do «cliché»: definitivamente o Mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego - Fernando Meirelles - Realizador de Cinema Brasileiro
Morreu um escritor genial.Acho que morreu feliz, porque escreveu até ao fim da vida, entregando-se sempre com amesma coragem - Lídia Jorge - Escritora
Saramago vai durar o que durar a literatura portuguesa.É uma figura indiscutívelmente maior das nossas letras. Permanece o seu génio. Mário Claúdio - Escritor
Foi muito importante para a literatura de língua portuguesa.Mudou a forma como a nossa língua passou a ser percebida no Mundo. - Eduardo Agualusa - Escritor Angolano
A qualidade de sócio de honra da Academia das Ciências, que lhe foi atribuída nessa altura ( depois do Nobel ), é extremamente rara. Adriano Moreira - Presidente da Academia das Ciências
Era um homem que conseguia manter o nome de Portugal nos jornais.Não havia uma semana que a imprensa não falasse dele. - João da Costa Lopes - Instituto Português em Caracas
Ampliou o inestimável património que a literatura representa, capaz de espelhar profundamente a condição humana - Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Era de todos os autores portugueses actuais aquele que mais lia a Bìblia, mais a citava, mais perseguia a sua musicalidade - Tolentino de Mendonça - Padre e Poeta
Um exemplo também na sua dimensão política, pois é importante e difícil provocar a polémica para que se esteja bem com gregos e troianos - João Brites - Encenador
Não era um homem de meios termos.Controverso e genial, austero mas profundamente solidário, era detentor de uma cultura vastíssima. António Costa - Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Os espanhóis choram Saramago como um dos nossos, porque sempre o sentimos a nosso lado, enriquecendo-nos com o seu olhar compassivo - José Luís Zapatero - Primeiro Ministro Espanhol
É o mais firme herdeiro do iberismo português.Poucos como ele amaram e conheceram tão profundamente as nossa duas culturas - Carmen Caffarel - Directora do Instituto Cervantes
Foi o intelectual português que mais amou e compreendeu o Brasil.Ele entrou no coração do Brasil.Estamos todos muito tristes - Lygia Fagundes - Escritora Brasileira
Por causa de Saramago, respeitam-nos mais em Espanha.Será para sempre um vulto muito potente da literatura portuguesa e mundial. - Helena Liz - Pintora Radicada em Madrid
Quase como se algo ali ( nos livros de Saramago ) também fizesse parte de mim e eu tivesse necessidade de o exprimir através da música. Azio Chorgi - Composito Italiano
Um homem de grande seriedade, especialmente com as suas obras. « O Memorial do Convento » foi o livro mais difícil que traduzi na minha vida. Fan Weixin - Tradutor Chinês
O escritor uniu os dois países, que habitualmente vivem de costas voltadas.Uniu-os mesmo depois da morte. Ângeles Gonzalez Sende - Ministra da Cultura Espanhola
Quando um escritor morre, é um Mundo que desaparece, mas do Saramago ficará sempre a sua imaginação, a sua vida.Ele e os seus livros nunca deixarão de ser um exemplo. - Nuno Júdice - Poeta
CONSELHOS SOBRE EDUCAR OS FILHOS
Dar conselhos sobre como educar os filhos, é como dar conselhos sobre como «manter o amor vivo»
Claro que há dicas básicas e orientações generalistas, mas quando se chega à prática, nunca se sabe aquilo que funciona com os outros, pela simples razão que nós nem sequer sabemos muito bem o que funciona connosco.
Vamos simplesmente palpando caminho, diáriamente, com os dedos cruzados, à espera de acertar.
Claro que há dicas básicas e orientações generalistas, mas quando se chega à prática, nunca se sabe aquilo que funciona com os outros, pela simples razão que nós nem sequer sabemos muito bem o que funciona connosco.
Vamos simplesmente palpando caminho, diáriamente, com os dedos cruzados, à espera de acertar.
terça-feira, 8 de junho de 2010
IDA AO CINEMA DOS ALUNOS DO 9º ANO
Por iniciativa da Assoc. de Pais e Encarregados de Educação da Escola Pedro Santarém e com a colaboração do pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Benfica e ainda das quatro (4) Sras. Directoras de Turmas do 9º ano, foi dada a oportunidade a estes alunos de poderem assistir no Auditório Carlos Paredes, à exibição do filme «A Onda», com entrada grátis, na n/ freguesia de Benfica, como forma de lhes agradecer o seu empenho na aprendizagem e da n/ escola se deles despedir, visto que no próximo ano lectivo estarão a frequentar outro Estabelecimento de Ensino.
Entre professores e alunos, estiveram presente cerca 50 espectadores.
O argumento do filme baseou-se numa experiência no âmbito da Área de Projecto, que é proposta pelo professor, para explicar aos seus alunos o que é a autocracia.
Ao fim de algum tempo, o que começou com inofensivas noções sobre disciplina e vivência em comunidade transforma-se num verdadeiro movimento: «A Onda». Ao 3º dia, os estudantes começam a ostracizar-se e a ameaçarem-se uns aos outros.Quando o conflito finalmente estala em violência, o professor decide interromper a experiência mas já é demasiado tarde...
Após o visionamento do filme, segui-se o previsto debate, bem participado, que prendeu a atenção de todos.
Entre professores e alunos, estiveram presente cerca 50 espectadores.
O argumento do filme baseou-se numa experiência no âmbito da Área de Projecto, que é proposta pelo professor, para explicar aos seus alunos o que é a autocracia.
Ao fim de algum tempo, o que começou com inofensivas noções sobre disciplina e vivência em comunidade transforma-se num verdadeiro movimento: «A Onda». Ao 3º dia, os estudantes começam a ostracizar-se e a ameaçarem-se uns aos outros.Quando o conflito finalmente estala em violência, o professor decide interromper a experiência mas já é demasiado tarde...
Após o visionamento do filme, segui-se o previsto debate, bem participado, que prendeu a atenção de todos.
MAUS EXEMPLOS NAS FAMÍLIAS
A Directora Geral da Reinserção Social, Leonor Furtado, disse que os jovens são violentos, utilizam armas brancas e de fogo e o espaço escolar é um local onde há muita violência.
Há uma evolução na prática dos crimes praticados pelos jovens, usando este tipo de armas.
«Se nasce numa família que está habituada a bater, essa criança vai bater, se nasce numa família habituada a furtar, ela vai furtar»
Se um jovem maior de 12 anos agride outro, comete um facto qualificado pela lei, como crime.
A mesma Srª Directora Geral considera que a criminalidade juvenil não tem aumentado, havendo uma maior visibilidade, graças à comunicação social e ao aumento das denúncias pelos professores, jovens vítimas e pais.
Os tribunais têm despachado mais processos, aplicando as medidas e consequentemente aumentado o nº de jovens internados nos centros educativos.
Há uma evolução na prática dos crimes praticados pelos jovens, usando este tipo de armas.
«Se nasce numa família que está habituada a bater, essa criança vai bater, se nasce numa família habituada a furtar, ela vai furtar»
Se um jovem maior de 12 anos agride outro, comete um facto qualificado pela lei, como crime.
A mesma Srª Directora Geral considera que a criminalidade juvenil não tem aumentado, havendo uma maior visibilidade, graças à comunicação social e ao aumento das denúncias pelos professores, jovens vítimas e pais.
Os tribunais têm despachado mais processos, aplicando as medidas e consequentemente aumentado o nº de jovens internados nos centros educativos.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
AS NOVAS ESCOLAS QUE QUEREM MUDAR O ENSINO EM PORTUGAL
A Escola em que os estudantes não podem estar nos corredores durante os intervalos e em que tudo se centra nas salas de aula, nas quais os professores dão a matéria em cima de estrados, a alunos sentados em filas de mesas e cadeiras, já é passado, segundo a PArque Escolar.
A modernização das Escolas, não é apenas melhorar as infra-estruturas mas modernizar também a concepção do ensino.
As novas Escolas pretendem divulgar um melhor acesso à informação e capacidade para a gerir.
A Parque Escolar pretende uma Escola com espaços mais informais, locais para pequenas exposições de trabalhos e a Biblioteca tem que assumir um lugar central.
Pretende-se que a Bibioteca esteja aberta à Comunidade, que as salas polivalentes e os pavilhões gimnodesportivos sejam cedidos ou alugados pelas Escolas.Levar a Escola para fora dos seus limites físicos, trazendo as pessoas de fora para dentro, inclusivé instalar um Centro de Novas Oportunidades.
Quer-se uma Escola descentrada da sala de aula, em que os alunos se espalham por espaços informais, com os seus computadores portáteis, cruzando-se com os professores na Biblioteca e discutindo projectos - é esta a visão da Parque Escolar para o Ensino em Portugal.
A modernização das Escolas, não é apenas melhorar as infra-estruturas mas modernizar também a concepção do ensino.
As novas Escolas pretendem divulgar um melhor acesso à informação e capacidade para a gerir.
A Parque Escolar pretende uma Escola com espaços mais informais, locais para pequenas exposições de trabalhos e a Biblioteca tem que assumir um lugar central.
Pretende-se que a Bibioteca esteja aberta à Comunidade, que as salas polivalentes e os pavilhões gimnodesportivos sejam cedidos ou alugados pelas Escolas.Levar a Escola para fora dos seus limites físicos, trazendo as pessoas de fora para dentro, inclusivé instalar um Centro de Novas Oportunidades.
Quer-se uma Escola descentrada da sala de aula, em que os alunos se espalham por espaços informais, com os seus computadores portáteis, cruzando-se com os professores na Biblioteca e discutindo projectos - é esta a visão da Parque Escolar para o Ensino em Portugal.
«REVISÃO DA HISTÓRIA RECENTE»
« Vamos proporcionar não só aos alunos como à própria cidade de Aveiro, um belo momento de revisão da n/ história recente», segundo o Director do Agrupamento de Escolas de Aveiro, Carlos Magalhães.
Mais de 1200 crianças vão participar, 4ª feira, num projecto escolar destinado a reviver os últimos 100 anos da história portuguesa, como comemoração do centenário da República.
O Bloco de Esquerda, via deputado Pedro Soares, contestou esta iniciativa, classificando-a como revisionismo inceitável da história, a que a responsável pelo projecto, a professora Joaquina Moreira, considerou uma ofensa do deputado do BE à Escola e até aos pais dos outros alunos que colaboraram na iniciativa.
Mais de 1200 crianças vão participar, 4ª feira, num projecto escolar destinado a reviver os últimos 100 anos da história portuguesa, como comemoração do centenário da República.
O Bloco de Esquerda, via deputado Pedro Soares, contestou esta iniciativa, classificando-a como revisionismo inceitável da história, a que a responsável pelo projecto, a professora Joaquina Moreira, considerou uma ofensa do deputado do BE à Escola e até aos pais dos outros alunos que colaboraram na iniciativa.
REGIMES DIFERENTES PARA O 8º ANO
Regimes diferentes para o 8º ano em vigor este ano, podem violar a Constituição, uma vez que são criadas condições mais favoráveis para alguns alunos, segundo o constitucionalista Tiago Duarte.
A Ministra Isabel Alçada negou facilitismo, pois o exame é o mesmo, podendo os alunos que não completaram no ano próprio, estudar com apoio fora da escola e se forem aprovados, prosseguir os estudos.
A Associação Nacional de Professores e o Conselho de Educação, consideram que a medida não terá grandes efeitos práticos.
A Ministra Isabel Alçada negou facilitismo, pois o exame é o mesmo, podendo os alunos que não completaram no ano próprio, estudar com apoio fora da escola e se forem aprovados, prosseguir os estudos.
A Associação Nacional de Professores e o Conselho de Educação, consideram que a medida não terá grandes efeitos práticos.
10.000 SURDOS SEM ACOMPANHAMENTO ESCOLAR
10.000 surdos portugueses não têm acompanhamento escolar, por não terem docentes que conheçam a língua gestual portuguesa.
CRIMINOSO NÃO ENCERRAR CERTAS ESCOLAS
O 1º Ministro, José Sócrates, afirmou que seria criminoso para o n/ sistema público de ensino, não encerrar as escolas com menos de 20 alunos, porque o insucesso escolar nas Escola com menos de 20 alunos, sempre foi muito superior ao de escolas com mais alunos.
Lembrou que o Ministério da Educação já encerrou cerca de 2500 Escolas e encerrarão outras , agora, em negociação com as Autarquias.
Lembrou que o Ministério da Educação já encerrou cerca de 2500 Escolas e encerrarão outras , agora, em negociação com as Autarquias.
Subscrever:
Mensagens (Atom)