quinta-feira, 14 de abril de 2011

ALUNOS VÃO DESPERTAR VOCAÇÕES

Cerca de três dezenas de adolescentes com um percurso escolar considerado irregular vão viver durante quatro dias no campus da Universidade de Aveiro, iniciativa que tem como objectivo combater o abandono escolar.

O projecto, denominado ‘Campus Júnior’ e que irá decorrer entre hoje e sábado, conta com a participação de 26 alunos. Os estudantes, que têm entre os 13 e os 15 anos, vêm de diversas escolas do concelho de Aveiro para "despertar vocações e combater o abandono escolar".

"Queremos que o programa funcione como uma espécie de injecção de motivação e entusiasmo para jovens adolescentes que às vezes atravessam fases críticas no seu desenvolvimento e na sua relação com a escola", disse António Neto Mendes, director do ‘Campus Júnior’.

Segundo o responsável, a selecção dos alunos foi feita pelas escolas.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

MAIS DE 700 ALUNOS E 30 PROFESSORES FORAM AO CINEMA

Na última semana de aulas do 2º Período, mais de 700 alunos e 30 professores da melhor escola do mundo: PEDRO DE SANTARÉM, foram ao cinema, naquela que, provavelmente, foi a maior acção do género alguma vez realizada por uma Associação de Pais.

Todas as turmas do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos e ensinos profissionalizantes assistiram entre os dias 04 e 08 de Abril, a uma sessão numa manhã ou numa tarde, tendo a escolha recaído sobre:

Cinema Paraíso

Capitães de Abril
 
O Bom Rebelde
 
Os Poderosos
 
Um Sonho Possível
 

Esta iniciativa e organização da Associação de Pais e Encarregados de Escola Pedro Santarém, não teria sido possível sem a colaboração da Junta de Freguesia de Benfica, ao disponibilizar-nos o Auditório Carlos Paredes para o efeito. À JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA O NOSSO MUITO OBRIGADO!

ESCOLA DR. BENTO DA CRUZ VENCE PREMIO MUNDIAL DE MUSICA

Foi em clima de euforia que os alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz foram recebidos anteontem na Praça do Município, em Montalegre, depois de uma longa viagem desde Itália.

Os alunos representaram Portugal no 13º Festival Mundial de Criatividade nas Escolas, em Sanremo (Itália) e conquistaram o primeiro prémio na categoria de música popular. À chegada à vila de Trás-os--Montes, foram recebidos com foguetes, fanfarra e recepção no salão nobre da câmara.

Alexandre Baptista, David Bártolo, Paulo Gonçalves, Tiago Lopes (todos moradores em Montalegre), Catarina Dias, de Gralhós, João Dias, de São Vicente, Luís Rodrigues, de Vilaça, Marcelo Alves, de Antigo de Sarraquinhos, e Vanessa Pereira, de Meixide, com idades entre os 12 e os 18 anos, foram os tocadores de concertina que representaram o País em Itália. E brilharam.

Paulo Gonçalves, de 14 anos, fez questão de explicar toda a emoção, que garantiu ser única e indescritível. "Participar num festival mundial, fora de Portugal, já é muito bom, mas estarmos numa sala com mais de 1500 pessoas e ouvir que a escola vencedora era a Escola Bento da Cruz, de Portugal, foi demais. Ficámos roucos de tanto gritar, pulámos todos juntos com a alegria", explicou. Uma emoção partilhada pelo director do Agrupamento de Escolas de Montalegre, João Surreira.

Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre, emocionou-se com o feito dos jovens do concelho. "A nossa juventude é de uma terra tão pequenina, tão isolada e pode ser a melhor em qualquer parte do Mundo", disse a vereadora ao receber os estudantes.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Recreio de Apoio ao Jardim-de-Infância Pedro de Santarém

Numa iniciativa conjunta dos Encarregados de Educação, Pais e Familiares dos alunos que frequentam o Jardim de Infância Pedro de Santarém (JIPS) e a Associação de Pais da Escola Pedro de Santarém, foi elaborado um abaixo-assinado relativamente às condições actuais do recreio de apoio.

O texto reflecte as preocupações dos Pais e da Associação e tem como principais objectivos ser um alerta para a actual condição do recreio e uma atitude preventiva relativamente às condições futuras.

O abaixo-assinado está disponível para assinatura nas instalações do JIPS, mas, aproveitamos a oportunidade de divulgação!