segunda-feira, 20 de junho de 2011

Finalistas

Por iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Pedro Santarém e com o envolvimento essencial de vários Professores  e Direcção deste Estabelecimento de Ensino, irá realizar-se, pela primeira vez na história desta Escola, a entrega de uma Revista de Finalistas aos alunos do 9º ano.

Com este acto pretende-se perpetuar algumas memórias, experiências e vivências de alunos que partem rumo a uma nova fase de sucesso e realização.
A cerimónia irá decorrer no refeitório da escola sede do Agrupamento, na próxima quarta-feira, dia 22 de Junho, pelas 12h.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A nossa escola nos media

Notícia divulgada no sítio PUBLICO.PT em sequência das denúncias feitas pela Associação de Pais relativamente às condições (deficitárias) actuais da Escola sede do Agrupamento Pedro de Santarém, onde estudam alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.

http://publico.pt/1497041

quinta-feira, 2 de junho de 2011

IDA AO TEATRO PARA OS ALUNOS DO 5º ANO - « O CAPUCHINHO AZUL »

É com profunda satisfação que informamos que a ida ao teatro, na semana passada, para assistir à peça «O Capuchinho Azul» foi um rotundo êxito.
Não sómente pelo agrado que causou nos espectadores assistirem a uma peça de teatro com cenário realizados pelos próprios alunos (sob a supervisão técnica dos Srs. Professores) como pelo próprio desempenho dos actores da ULTI, a quem transmitimos os nossos profundos agradecimentos e vontade de repetirmos para o próximo ano lectivo esta pioneira experiência.

Não é demais agradecer também aos Srs. Professores de EVT que supervisionaram estas turmas do 5º ano, como à Junta de Freguesia de Benfica que mais uma vez cedeu o Auditório Carlos Paredes aos nossos estudantes e  que permitiu que mais uma iniciativa e organização da Associação de Pais e Encarregados de  Educação da Escola Pedro Santarém fosse coroada de êxito.

À LUSA - AO PARQUE ESCOLAR - À DREL

Informamos a comunidade escolar da Pedro de Santarém, da comunicação enviada na passada 2ª feira dia 30/06/2011, à Lusa e, posteriormente, reenviada ao Parque Escolar e à Direcção Regional de Educação de Lisboa.

Para que a incompetência não vingue e a irresponsabilidade não morra solteira...


À LUSA

Caros Srs.,

Vimos por este meio, de forma sucinta, alertar a imprensa nacional, e através desta os Portugueses, para as graves situações que se têm vindo  a desenrolar no processo de requalificação do Parque Escolar, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Pedro Santarém.

1- Ainda hoje, de manhã, centenas de alunos não tiveram aulas por os diversos blocos de edifícios terem sido alagados pelas chuvadas da noite anterior. Tal se deveu, mais uma vez, (porque não foi a 1ª nem a 2ª vez que tal aconteceu) por graves erros de concepção da parte do arquitecto que concebeu este projecto. Tendo em conta que o relevo da Escola Pedro Santarém se encontra dividido, em dois níveis, com uma altura superior a 5 metros, da parte superior onde se encontram o Refeitório e Campos de Jogos, da parte inferior onde se encontram os vários edifícios onde são ministradas as aulas, os ginásios, auditório, sala de convívio, etc., por não haver um adequado escoamento de águas, seja por ausência de sarjetas, como de desnivelamento dos terrenos, as águas pluviais correm em cascata pela escada que liga os dois níveis de terrenos na Escola, provocando imediatamente o alagamento dos pisos zero de todos os blocos situados no nível inferior.

2- No Bloco E,, o escoamento das águas pluviais no telhado é ineficaz, galgando a água o perímetro de segurança e infiltrando-se pela placa e por todos os sistemas eléctricos.

3- Conseguiu-se a «proeza» de no Bloco B, tanto nos pisos 1 como 2, fossem construídos sem um único ponto de água, repetimos, sem um único ponto de água.

4- As portas das salas de aulas abrem para dentro, em vez de abrirem para fora;

5- As maçanetas utilizadas nas portas são de fraca qualidade e fixadas de forma deficiente;

6- O dito auditório, tem um pé alto que mais apetece chamar-lhe «pé baixo», já que além não ter altura suficiente para a utilização de uma bancada normal, ainda tem 4 (quatro) pilares, no seu interior, que dificultam o seu bom uso.

7- Estamos prestes a terminar o ano lectivo e, apesar dos sucessivos alertas desde o início deste ano lectivo, os alunos do Jardim de Infância continuam sem  ter o seu próprio refeitório, já que também foi mal concepcionado arquitectónicamente e necessita de várias obras para cumprir com os requisitos legais.

8- O recreio do Jardim de Infância tem areia e alcatrão a mais e brinquedos a menos e piso sintético inexistente.

Como grandes defensores e entusiastas das obras de requalificação da Escola Pedro Santarém, que já duram à 2 (dois) anos, suportadas com estoicismo por todos os agentes escolares, é com profunda tristeza mas sem qualquer resignação, que não permitiremos a continuação deste «estado de coisas»,  sabendo a Associação de Pais que tanto a Parque Escolar como a DREL têm sido alertadas desde o 1º período deste ano lectivo, para os problemas que já existiam na altura, bem como todos os outros problemas que entretanto têm surgido.

Exigimos aos nossos governantes e às empresas que são pagas com o erário público, que se revelem merecedores das funções que ocupam e que «arrepiem caminho» imediatamente, na forma incompetente com que têm lidado com todo este processo e que vem afectando gravemenete a nossa comunidade escolar.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Pedro Santarém, além de atenta e interveniente, está à disposição de qualquer das partes que assim o necessitem, para ajudar na resolução dos problemas da nossa Escola, de forma desinteressada e plena.

Com os nossos melhores cumprimentos associativistas

P`la Direcção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Pedro Santarém,
Rui Oliveira

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os custos das requalificações da Parque Escolar

Excerto do programa "Biosfera", um magazine semanal que dá relevo às questões ambientais, apresentado no dia 27-4-2011 na RTP2, acerca dos custos (ambientais e não só) das requalificações da Parque Escolar.