terça-feira, 13 de setembro de 2011

MENSAGEM DA DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA PEDRO SANTARÉM

            É amanhã, que se iniciam as aulas de apresentação de quase todas turmas, para o ano lectivo 2011/2012.
            Um novo ano, com novos receios mas também com novas oportunidades e esperanças.
            Vai ser necessário que a escola pública faça mais, com menos e tal só será possível se tivermos uma Direcção da Escola claramente pró-activa, sem receio de exigir o máximo dos professores e auxiliares, pois os tempos não estão para lamúrias nem para falta de capacidade de trabalhar em equipa.
             Uma Direcção da Escola firme na aplicação do cumprimento da disciplina e que saiba imbuir em todos os agentes escolares, especialmente nos alunos, que esta casa ( a Escola Pedro Santarém ) é também a casa deles  e que não substitui mas que complementa a outra casa para onde  vão quando terminam as aulas.
              Uma Direcção de Escola  que dê o bom exemplo, é uma Direcção de Escola que pode exigir mais e melhor dos Encarregados de Educação, porque é muito difícil haver bons alunos sem Encarregados de Educação intervenientes na vida escolar.

              A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Pedro Santarém deseja a todos os alunos, encarregados de educação, professores, auxiliares e técnicos administrativos um novo ano lectivo cheio de realizações.

MINISTRO CRATO AFIRMA QUE ESTUDO DA OCDE ESCONDE REALIDADE

                
O relatório “As Perspectivas da Educação 2011” mostra que a taxa de obtenção do diploma do secundário subiu 34 por centoO relatório “As Perspectivas da Educação 2011” mostra que a taxa de obtenção do diploma do secundário subiu 34 por cento.
O ministro da Educação desvalorizou hoje os resultados de Portugal no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), no qual surge como o país com maior taxa de obtenção de diplomas do ensino secundário.
                        Nuno Crato sublinhou que a taxa de sucesso de 96 por cento dos alunos do secundário inclui o programa Novas Oportunidades, o que “inflaciona em muito os números”.

Para o ministro da Educação, o relatório da OCDE apresentado hoje em Paris “esconde a realidade” do país.

“Temos sido muito críticos em relação a distribuir diplomas porque isso não resolve os problemas do país. O que resolve é a formação”, defendeu Nuno Crato no final de uma reunião de quatro horas com o Conselho Nacional de Educação.

O relatório “As Perspectivas da Educação 2011” mostra que a taxa de obtenção do diploma do secundário subiu 34 por cento de 2008 para 2009, colocando Portugal com a maior taxa de aumento na obtenção de diplomas do final do ensino secundário, apenas rivalizando com a Eslovénia.

Porém, o país encontra-se, juntamente como o Brasil, México e Turquia, num patamar muito inferior ao maioria dos países da OCDE já que mais de metade daqueles entre os 25 e os 64 anos não completaram o ensino secundário.

No documento refere-se que o programa ‘Novas Oportunidades’ foi lançado em 2005 para oferecer uma segunda oportunidade àqueles que interromperam os estudos numa idade precoce ou que estão em risco de o fazer, ou ajudar aqueles que já estão entre os [trabalhadores] activos mas desejam aumentar o seu nível de qualificações”.

“Estamos preocupados com a qualificação real dos portugueses”, garantiu o ministro, lembrando que as Novas Oportunidades estão “em avaliação profunda,
“para tentar perceber a real empregabilidade dos centros”,  reconhecendo que “no programa existem coisas boas mas também coisas que foram feitas para as estatísticas”.


As Perspectivas da Educação 2011 apontam para um aumento “sensível” dos salários dos professores do primeiro ciclo do ensino secundário (após 15 anos de carreira) em Portugal, em percentagem do PIB por habitante, entre 2000 e 2009, ao contrário da tendência geral no espaço da OCDE.

ALUNO PORTUGUÊS CONQUISTA MEDALHA DE BRONZE NAS OLIMPÍADAS IBERO-AMERICANAS DE BIOLOGIA

    
Diogo Maia e Silva, um dos quatro alunos portugueses a participar nas V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia, na Costa Rica, conquistou a medalha de bronze, na primeira vez que Portugal foi premiado na competição.
“É um resultado absolutamente fantástico em que ele [Diogo Maia] teve um desempenho extraordinário, mas o restante grupo ficou a centésimas dos melhores classificados”, afirmou José de Matos, coordenador nacional das olimpíadas, em que Portugal participa pelo segundo ano consecutivo.

Aluno da secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, e detentor do “Óscar” de melhor aluno do 12º ano daquela escola, Diogo Maia e Silva concilia os estudos com uma intensa atividade desportiva, integrando a equipa de natação dos Pimpões Cimai e tendo alcançado em 2011 os títulos de campeão nacional de 100 metros costas e vice-campeão de 200 metros costas.

O grupo (escolhido entre 4000 alunos de 160 escolas para participar, entre os dias 5 e 11, nas V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia) integra ainda Beatriz Madureira, aluna do Colégio S. Miguel, em Fátima, Ana Beatriz Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, e Rui Nunes, do Colégio Manuel Bernardes (Lisboa).


Os objetivos das Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia são promover o estudo das ciências biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta ciência, assim como estreitar laços de amizade entre os países participantes, fomentar a cooperação e o intercâmbio de experiências.

Portugal será o anfitrião das VI Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia, que, na primeira semana de Setembro de 2012 transformarão Cascais na “capital da Biologia”, recebendo delegações de todos os países do espaço Iberoamericano, desde Espanha ao Brasil, ou da Argentina ao México.

CARTA DE ABRAHAM LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO

CARTA DE ABRAHAM LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO:

"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá
ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830