sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Novos Órgãos Sociais

Realizou-se no passado dia 10 de Outubro, mais um ato eleitoral para os órgãos sociais desta Associação, tendo sido eleitos os elementos identificados à margem nesta página.
 
Os órgãos sociais agora eleitos apresentam a todos os associados, bem como a toda a comunidade educativa da Escola Pedro de Santarém e do Agrupamento de Escolas de Benfica os mais sinceros cumprimentos, desejando muito sucesso para todos.
 
Porque os Pais e Encarregados de Educação são os principais responsáveis pela educação e formação dos seus filhos, cabe a estes através das Associações de Pais, ter um espírito crítico construtivo, perante as entidades envolvidas na educação, que são para além do governo, através do Ministério da Educação, representado nos órgãos de gestão das escolas pelo Director, também as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia.
 
Sendo o Movimento Associativo de Pais (MAP) feito de pessoas, entendemos que são as pessoas que fazem mudar o Mundo, pelo que, se cada um der o seu (humilde) contributo para a mudança que todos desejamos, mesmo que lenta, o fim pretendido é alcançado.
 
É nossa vontade contribuir, através do trabalho que nos propomos realizar, para uma ESCOLA MELHOR, tendo sempre como objectivo principal, o fim que nos move – UMA MELHOR EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA OS NOSSOS FILHOS/EDUCANDOS.
 
Numa Escola, em mudança, integrada no Agrupamento de Escolas de Benfica, com uma nova Direcção desde Junho/2013, em que os seus atuais membros, designadamente o seu Director, tem procurado dar uma nova imagem à Escola Pedro de Santarém, é necessário uma Associação de Pais que seja uma verdadeira parceira, sempre pronta a colaborar, mas também atenta ao que corre menos bem.
 
Cientes das dificuldade porque passam a Escola Pública e as Famílias, os órgãos sociais da Associação agora eleitos, propõem-se tudo fazer para procurar ultrapassar os obstáculos que possam surgir, com vista a que o sucesso dos alunos seja alcançado no final do ano escolar.
 
Pelo exposto, e porque o desafio é grande, apelamos a todos, Mães, Pais e Encarregados de Educação para que nos acompanhem, porque ao fazê-lo, estão através da Associação de Pais, acompanhar a educação dos seus Filhos/Educandos.
 
Pela Direção
O Presidente
Manuel Cortez Barata

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Convocatória


Descrição das actividades desempenhadas pela associação

Reiterando os valores pelos quais nos batemos, nomeadamente a transparência, o serviço à comunidade escolar e a solidariedade alicerçados num comprometimento total para com a excelência do trabalho desenvolvido pela nossa associação, apresentamos o seguinte documento que demonstra as actividades/apoios em que participámos durante o ano 
lectivo de 2012-2013.

Descrição das actividades desempenhadas pela associação:

1. Dezembro de 2012 - Quermesse Solidária de Natal – Foram reunidos brinquedos e outros objectos doados pelos pais que depois de vendidos resultaram num total de 65€ que reverteram para material de desgaste das 4 salas do JI (jardim de infância).

2. Dezembro de 2012 - Peditório alimentar para apoio às famílias mais carenciadas da nossa comunidade escolar. Os cabazes conseguidos foram entregues ao GIALF e por este distribuídos.

3. Entre Janeiro de 2013 e Junho de 2013 foram leccionadas aulas de Música ao JI com o professor Pedro Mota a um custo simbólico devido a protocolo com a associação.

4. Março de 2013 – Quermesse Solidária da Páscoa – Tal como aconteceu no Natal, foi efectuada uma recolha de brinquedos e afins que depois de liquidados representaram 110€ para as 8 salas do 1º Ciclo e 55€ para as 4 salas do JI.

5. Março de 2013 - Peditório alimentar – Novamente assinalando as tradicionais festas celebradas na nossa comunidade foram angariados junto dos pais 25 cabazes que tornaram melhor a Páscoa de 25 Famílias.

6. Abril de 2013 – Contratação de Espectáculo - Teatro de Marionetas pela companhia Lamiré “ O Tesouro” alusivo ao 25 de Abril para o JI e 1º, 2º e 3º ano do 1º Ciclo; para o 4º ano foi apresentado o espectáculo “História de Portugal” também apresentado pela mesma companhia.

7. Maio de 2013 – Feira do Livro – Os livros doados pelos alunos representaram 100€ para material destinado à sala de convívio, 11 livros para o CAF, 13 livros para a biblioteca do 1º Ciclo e 25 livros para a Biblioteca da escola.

8. Maio de 2013 – Concurso para 2º e 3º Ciclo “Uma frase pela Paz” onde os alunos foram desafiados a criarem uma frase original tendo por mote a Paz na Escola e no Mundo. Os 3 primeiros classificados receberam respectivamente um cheque Fnac de 50€, um cheque Fnac de 25€, e um bilhete duplo de Cinema da Lusomundo.

9. Junho de 2013 – Arraial da CAF – Onde foi disponibilizada a verba de 120€ para as crianças criarem artesanato para venda.

10. Julho de 2013 – Festa Final do JI – Voluntários da Freguesia de Benfica e nós conseguimos uma festa muito divertida.

Apoios prestados pela associação

1. Janeiro 2013 – Comparticipação da ao Teatro de 10 crianças do JI no valor de 55€.

2. Fevereiro 2013 – disponibilização de verba (11,20€) para material artístico para o 2º Ciclo.

3. Fevereiro de 2013 – Apoio a 12 crianças no pagamento do Teatro de marionetas no valor de 48€.

4. Março de 2013 – Apoio na ida à Culturgest do JI de 12 crianças, no valor de 28€.

5. Abril de 2013 – Apoio no pagamento do Teatro de marionetas; no JI foram comparticipadas as entradas de 5 crianças no valor de 7,5€ e no 1º Ciclo 6 crianças no valor de 5€. O 4º ano do 1º Ciclo foi apoiado em 39€, representando este valor 1€ por criança.

6. Apoio ao GIALF para 100 luvas de silicone no valor de 7,85€ e foram angariadas 100 canetas e alguns blocos doados pelos pais.

7. Maio de 2013 – Para a actividade “Teatro em Família” com o espectáculo “As viagens de Guliver” foram apoiadas 8 crianças no valor de 18€.

8. Junho de 2013 - Apoio na ida de 4 crianças do 1º Ciclo à Quinta Pedagógica em Sintra.

9. Comparticipação no pagamento das aulas de música do JI respectivamente Sala 1, 3 alunos em 45€; sala 2, 4 alunos em 75€; sala 3, 5 alunos em 105€ e sala 4, 45€ para 3 alunos.

10. Através de protocolos com entidades do comércio regional, foram angariados 200 cabazes a serem distribuídos por quem mais precisa.

A organização de todas estas actividades foi realizada com altos índices de empenho e esmero porque acreditamos que todos juntos somos mais fortes, e que no dia a dia podemos efectivar a diferença na vida uns dos outros. 
Acreditamos que vale a pena ajudar o próximo seja ele um vizinho, um amigo ou as nossas crianças.
Queremos agradecer do fundo do coração a todos aqueles 
que tornaram possível o pulsar desta nossa associação alunos (razão da nossa existência), pessoal docente e não docente, encarregados de educação e associados, um muito obrigado 
a Todos vós.
Bem Hajam! Estamos Juntos!