domingo, 29 de agosto de 2010

QUAL É O SEU ESTILO DE PARENTALIDADE?

Revê-se em que estilo?

ESTILO AUTORITÁRIO - a obediência e o respeito do seu educando pela autoridade é obtido pela imposição.
Se o afecto, a reciprocidade e o equilíbrio de poder não estão presentes entre as partes, o desenvolvimento da criança pode ser prejudicado, tal como as relações que ele venha a estabelecer com outras pessoas.
Estes pais são exigentes, pouco tolerantes e compreensivos, tornando as suas crianças em submissas e conformadas.
Aplicam punições físicas, privação de privilégios ou ameaças, que compelem a criança a adequar o comportamento às reacções dos pais.
Desencoraja-se o diálogo, valoriza-se a manutenção da autoridade, interferindo na capacidade de a criança ajustar o comportamento às situações.
O ambiente emocional caracteriza-se por reduzida troca de afecto e ausência de estímulo e de encorajamento.
É favorecida a ausência de auto estima na criança, pois impede a negociação.
A autonomia para tomarem decisões é fraca.
Podem até ter bom rendimento escolar, mas estudos revelam que filhos de mães autoritárias exibem comportamentos agressivos, mentem fácilmente e são socialmente retraídos, depressivos e ansiosos.
Noutros estudos, estas crianças revelam um desempenho escolar moderado, mas com pouca desenvoltura social, baixa auto-estima e alto índice de depressão.

A responsividade revela-se no apoio e aquiescência, que favorecem a individualidade e a auto-afirmação dos filhos e existe sempre em que os pais são dialogantes e afectuosos, assumindo a responsabilidade de aceitarem os pontos de vista e as razoáveis exigências dos filhos.

O estilo autoritário resulta da combinação entre altos níveis de controlo e baixa responsividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário