1 - Segurança das crianças na escola
1.1 - Escadas externas para evacuação em caso de emergência, ou saber que saídas de emergência foram feitas
1.1 - Escadas externas para evacuação em caso de emergência, ou saber que saídas de emergência foram feitas
1.2 - Identificação de todas as irregularidades deixadas pela Parque Escolar
(exp: parque externo do JI / rampas para deficientes/refeitório JI)
1.3 - Posto médico.
(exp: parque externo do JI / rampas para deficientes/refeitório JI)
1.3 - Posto médico.
2 - Procura de parcerias para resolução das dificuldades da escola quanto a:
- CAF (instalações próprias)
- Cartões magnéticos
- Vídeo vigilância
- Internet
3 - Qualidade e rigor da alimentação e refeitório
- Qualidade da comida fornecida.
- Distribuição da comida inteira a crianças com menos de 5 anos.
- Plano de reorganização da distribuição das crianças do JI e do 1º ciclo para que não se verifiquem atrasos no serviço de refeição, tendo em conta as crianças terem um horário de refeição e posteriormente de descanso antes de iniciarem o período da tarde.
4 - Desenvolvimento de actividades
4.1 - Atividades de cariz social
Objetivo: promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens, pela participação cívica e de por debates de temas da actualidade tais como:
· Tabaco
· Educação-sexual
· Cancro do colo do útero
· Vacinação
· No 2º Período Sensibilização sobre os caminhos a seguir, com a participação de pessoas que em diferentes áreas vão falar das suas experiências Profissionais.
4.2 - Abertura de um concurso anual para alunos do 2º e 3º ciclos que consiste na realização de um trabalho de grupo com cariz sócio-cultural, em que o grupo que será de cinco elementos e em que um deles será uma criança “com dificuldades comportamentais” no qual o prémio final poderá ser uma participação especial numa série juvenil (Morangos com Açúcar), em negociação com TVI. Este seria uma acção que teria de ter o apoio do gabinete de Psicologia da Escola.
4.3 – Verificar se a Escola precisa de ajuda no âmbito no que respeita aos gabinetes de Ação Social e Psicológico.
4.4 - Criar um núcleo de teatro na escola para 2º e 3º ciclo.
Esta iniciativa visa a promoção do gosto pelo teatro e pelas artes e a partilha dessa experiência no espaço escolar contribuindo assim para a consolidação de hábitos de consumo cultural entre as camadas jovens.
4.5 - Realização de um simulacro (em colaboração com o corpo de bombeiros de Benfica), afim de detetar o grau de falta de segurança e por consequência, problemas funcionais de evacuação e, por fim, os solucionar em parceria com as entidades competentes.
4.3 – Verificar se a Escola precisa de ajuda no âmbito no que respeita aos gabinetes de Ação Social e Psicológico.
4.4 - Criar um núcleo de teatro na escola para 2º e 3º ciclo.
Esta iniciativa visa a promoção do gosto pelo teatro e pelas artes e a partilha dessa experiência no espaço escolar contribuindo assim para a consolidação de hábitos de consumo cultural entre as camadas jovens.
4.5 - Realização de um simulacro (em colaboração com o corpo de bombeiros de Benfica), afim de detetar o grau de falta de segurança e por consequência, problemas funcionais de evacuação e, por fim, os solucionar em parceria com as entidades competentes.
5 – Festividades
Acreditamos que a comunidade escolar deve partilhar em conjunto as festividades previstas no calendário, interagindo entre si e partilhando as suas experiências também com os pais, encarregados de educação e corpo docente. (festa coletiva)
Todas as atividades festivas previstas vão ser realizadas em parceria (associação/corpo docente/pais e encarregados de educação).
Para esta associação:
O movimento associativo dos pais é um importante veículo de participação dos pais e encarregados de educação, na vida escolar dos seus educandos, sobretudo num momento em que os novos modelos de gestão das escolas, pressupõe a abertura das mesmas á comunidade, criando um conceito mais funcional e forte da chamada "comunidade educativa".
Esta associação pretende em parceria com as necessidades da escola, encontrar soluções para os problemas e as dificuldades com que se depara a comunidade escolar. Comunidade essa que visa formar jovens responsáveis, solidários, pró-ativos, atentos e bem preparados, cabe-nos a nós interagir com esta comunidade e ajudar a preparar os meninos de hoje nos homens de amanhã. Esta associação pretende entrar na dinâmica escolar e em parceria com a mesma desenvolver um bom trabalho.
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