Comunicado nº. 1/2013
Os órgãos sociais da Associação
de Pais da Escola Básica Pedro de Santarém, eleitos em 10 de Outubro, realizaram
a sua primeira reunião magna no passado dia 22 do referido mês, tendo para além
de definido o âmbito de intervenção e plano de atuação para o seu mandato,
procedido à distribuição de tarefas e à forma de funcionamento interno da
Associação, tendo já ficado acordado as datas das reuniões para o presente ano
escolar.
Como prioridade de início de
mandato foi considerada a realizar reuniões com a direção do agrupamento/escola
e com os pais e encarregados de educação representantes das turmas dos
diferentes ciclos escolares.
De acordo com o programado, na
passada quarta-feira, dia 30, realizou-se uma reunião com o Sr. Prof. Manuel
Esperança e com a Sra. Profª. Cristina Gama, diretor do AEB e coordenadora da
EBPS, onde além da apresentação dos atuais membros dos órgãos socias da APPS,
foram abordados todos os temas julgados pertinentes neste momento na escola, a
saber:
1. Foram
os membros da APPS informados das diligências que os órgãos do Agrupamento têm
realizado com vista a serem realizadas as várias obras de recuperação
resultantes de imperfeições ocorridas na execução das obras de intervenção que
a escola sofreu.
2. Foi
explicado aos membros da APPS os procedimentos efetuados pela
escola/agrupamento relativamente ao controle da qualidade das refeições que são
fornecidas no refeitório da Escola, disponibilizando-se a direção/coordenação do
agrupamento/escola acompanhar elementos da direção da APPS no visionamento e
prova das refeições, quando para tal for solicitado.
3. Relativamente
à substituição das funcionárias colocadas pelo “Centro de Emprego”, que vinham
desempenhando as funções de auxiliares de educação, foram os membros da
Associação informados que tal substituição era alheia à escola, pois tal
resultava de protocolos celebrados entre o Centro de Emprego e Formação Profissional
e o Ministério da Educação, nada podendo fazer a direção do Agrupamento. Mais
fomos informados sobre os procedimentos seguidos na seleção das novas
funcionárias a indicar pelo “Centro de Emprego”.
4. Relativamente
à Componente de Apoio à Família (CAF), que sendo a sua gestão da
responsabilidade da Junta de Freguesia de Benfica, foram os membros da
associação informados da realização recente de uma reunião da coordenadora da
Escola, Sra. Dra. Cristina Gama, com um elemento da referida Junta, onde foram
tratados vários assuntos relativos ao funcionamento do CAF.
5. A
direção do agrupamento/escola informou ainda da existência de algumas
parcerias, designadamente com a Cruz Vermelha, relativamente a apoios que serão
dados ao longo do ano escolar a alunos da escola.
Em face dos vários temas tratados a
Associação de Pais disponibilizou-se para colaborar em várias áreas,
designadamente:
A. Colaborar na realização de diligências conjuntas ou em separado junto das entidades competentes responsáveis pelas obras, com vista à reparação das imperfeições resultantes das obras de intervenção que a escola sofreu.
B. Acompanhar a monitorização feita pela direção do agrupamento/escola às refeições fornecidas no refeitório da escola.
C. Apesar de lamentar a substituição das funcionárias colocadas pelo “Centro de Emprego”, que desempenhavam funções de auxiliares de educação, já com o ano escolar em curso, espera que a sua substituição não represente a redução do número de funcionárias, acreditando na seleção das novas funcionárias que venha a ser feita pela direção do Agrupamento.
D. Verificar o grau de satisfação dos encarregados de educação relativamente ao funcionamento do CAF, a fim de fazer chegar à Junta de Freguesia de Benfica e ao Agrupamento tal resultado.
E. Procurar futuras parcerias com entidades públicas e/ou privadas que venham trazer mais-valias para a escola e para a comunidade.
Os membros da Associação de Pais,
informaram a direção do agrupamento/escola que no presente ano letivo vai
continuar a patrocinar em conjunto com os pais dos alunos do J.I. as aulas do
professor de educação musical, o que vem acontecendo há mais de três anos, bem
como também irá procurar ajudar os alunos mais carenciados nas comparticipações
inerentes às despesas relacionadas com as visitas de estudo realizadas pela
escola, sendo os casos analisados casuisticamente e tendo em conta também as
limitações financeiras da Associação de Pais, que vive exclusivamente das
quotas dos associados.
Foi, por fim, manifestado por todos a
vontade de manter um diálogo franco e aberto na procura de soluções conjuntas
para o bom funcionamento da escola, cientes da importância deste tipo de
reuniões, que deverão ocorrer periodicamente, bem como do papel que cabe a cada
um dos intervenientes.
Lisboa, 5 de Novembro de 2013
A Direção da APPS
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