Notícias

Eleição dos Representantes dos Encarregados de Educação para o Conselho Geral do Agrupamento Escolas de Benfica
Realizou-se no passado dia 27 de novembro a eleição dos representantes dos encarregados de educação ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Benfica, tendo sido eleitos como membros efectivos os pais e encarregados de educação seguintes:
  • Leonor Picão
  • Figueiredo Pratas
  • Manuel Barata
  • Carlos Justino
  • Filipa Flor

_______________________________
Eleição dos Representantes dos Encarregados de Educação para o Conselho Geral do Agrupamento Escolas de Benfica
As Associações de Pais das Escolas do Agrupamento de Escolas de Benfica convocam todos os Encarregados de Educação dos Alunos dos estabelecimentos de ensino do referido Agrupamento, para uma Assembleia Geral Eleitoral, a fim de se proceder à eleição dos representantes dos encarregados de educação ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Benfica, por força do disposto no nº. 3 do artº. 14º.do Dec. Lei nº. 75/2008, de 22 de Abril, com a redação introduzida pelo Dec. Lei nº.137/2012 de 2/Julho, a ter lugar na escola sede do agrupamento, Escola Secundária José Gomes Ferreira, na Sala B-11, no dia 27 de novembro de 2013.
O funcionamento da mesa de voto decorrerá entre as 18h00 e 20h00.
O voto por delegação ou procuração não é permitido.

Apela-se à presença de todos os Pais e Encarregados de Educação.
Lisboa, 13 de Novembro de 2013
NOTA: O regulamento eleitoral está afixado desde o dia 15 de Novembro na Escola sede do Agrupamento de Escolas de Benfica (Escola Secundária José Gomes Ferreira)
______________________________________________________
CICLO DE PALESTRAS
 
21 de novembro, às 18.30h,

Na Escola Secundária José Gomes Ferreira 

Vai a Associação de Pais da Escola Secundária José Gomes Ferreira dar início ao Ciclo de Palestras do "Café com Palavras", sendo a primeira sessão deste ano escolar já no próximo dia 21 de Novembro de 2013, às 18.30h, integrado nas comemorações do DIA DA ESCOLA.

https://sites.google.com/a/esjgf.com/esjgf-com-apais/Actividades/Susana%20Carvalhosa%20-%20foto.jpgSerá oradora a Professora Doutora Susana Fonseca Carvalhosa.






Pró-reitora para a inovação curricular e pedagógica do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e professora assistente no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, investigadora do CIS-IUL nas áreas do desenvolvimento comunitário - empowerment, o sentido da comunidade, participação da comunidade, as relações de vizinhança, avaliação de projetos e bullying nas escolas e cyberbullying. Doutorada na Universidade de Bergen, Faculdade de Psicologia, Bergen, Noruega, com o título da tese: " A prevenção do bullying nas escolas: um modelo ecológico". Escuteira desde 1982, é dirigente da região de Lisboa e atualmente Chefe do Agrupamento 73 de Carnide.
 
Tema da palestra:

Como ajudar os adolescentes e jovens a adquirirem as aptidões e competências vitais necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para a sua futura vida profissional e para uma cidadania ativa?

Quais são os papéis da escola e da comunidade nesta aprendizagem?






A escola tem como função ensinar aos nossos filhos como é o mundo, mas aprender a viver nesse mundo exige uma articulação entre todos os agentes da comunidade educativa - pais/família, professores, colegas/amigos, organizações de tempos livres/atividades extracurriculares…

As competências relacionais, de adaptação à mudança e de aprendizagem ao longo da vida não podem ser menosprezadas perante a crescente preocupação com os resultados de avaliação dos conhecimentos.

 

De que forma poderá a comunidade completar e ampliar a ação da escola no desenvolvimento dessas competências?



Porque o tema é muito importante, apelamos à participação de todos!