quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Programa da Lista B

Programa – 2009/2010
ASSOCIAÇÃO DE PAIS ESCOLA PEDRO SANTARÉM

Caros Pais e Encarregados de Educação,
A Lista B é uma alternativa no que diz respeito à Associação de Pais da Escola Pedro de Santarém. Agradecendo o trabalho até agora desenvolvido pela actual Direcção da Associação e ao mesmo tempo com a convicção que a escola necessita de uma maior presença associativa, com uma voz mais activa e diligente para defender os interesses dos nossos filhos e educandos e após escutar várias opiniões dos vários agentes, relacionados com esta realidade – pais, encarregados de educação, alunos, professores e auxiliares – decidimos avançar com uma lista para nos apresentarmos às eleições para o ano 2009/2010.
A Lista B é composta por pais e encarregados de educação que se propõem incutir um maior dinamismo na AP através da reformulação e actualização dos Estatutos da Associação, introdução de iniciativas pensadas para permitir um melhor ambiente para alunos e professores, para além de dar continuidade aos projectos do passado como o ATL, que se prove manterem interesse para a escola e população escolar.
Os pais e encarregados de educação sabem que a sociedade moderna apresenta muitos desafios e também muitos obstáculos à construção dos percursos de vida dos cidadãos. Uma educação de base é, não só essencial, como indispensável, uma educação com base sólida e abrangente, com interiorização de valores cívicos, éticos e morais e valorização do esforço e do mérito.
Pretendemos que os nossos filhos/educandos sejam cidadãos de pleno direito, conscientes da realidade que os rodeia e participantes no mundo global de que fazem parte.
Sentimos a necessidade de uma maior interacção entre a escola e a família no sentido de definir em conjunto estratégias para se atingir um objectivo comum que é a qualidade da educação dos nossos filhos/educandos. Acreditamos nos benefícios de uma maior aproximação e colaboração de todos os envolvidos na comunidade escolar.

Por isso a Lista B propõe-se:

Promover a participação e integração dos Pais e Encarregados de Educação no projecto de ensino e formação;
Incentivar a colaboração entre a escola, pais, encarregados de educação e alunos, com vista a uma perfeita conjugação de esforços no campo educativo;
Intervir e defender, sempre que estejam em causa, os interesses intelectuais, culturais, sociais, morais e físicos dos seus filhos/educandos, prosseguindo junto das instâncias competentes, todos os esforços para que os problemas sejam eficiente e rapidamente solucionados;
Contribuir para o aumento do sucesso escolar e para a diminuição da indisciplina;
Trabalhar com os professores na identificação das causas para o insucesso e falta de interesse pela escola, procurando encontrar soluções caso a caso, envolvendo os pais/encarregados de educação nessas soluções e exigindo ao Conselho Executivo e à DREL os meios necessários para a sua implementação;
Desenvolver actividades que contribuam para melhorar a imagem que os alunos têm da escola, para que cada vez mais a sintam como sua e a entendam como um bem comum que é necessário respeitar, preservar e melhorar;
Procurar parceiros que possam apoiar a escola na implantação de novas estratégias para fazer face aos problemas detectados e contribuir para uma melhoria qualitativa do espaço escolar;
Sensibilizar os membros da comunidade escolar para questões e métodos pedagógicos e didácticos com interesse para os seus filhos/educandos, nos planos escolar e de utilização de tempos livres;
Promover, dinamizar e/ou participar em actividades de natureza pedagógica, cultural, social e outras.

Com base nisto propomos a seguinte lista de actividades:

Comunicação
Criação de um blogue, onde todos os agentes educativos e particularmente os nossos associados, encarregados de educação e os alunos, nos poderão colocar questões, apresentar dúvidas, deixar sugestões relacionados com a vida escolar ou simplesmente colocação de informação do interesse geral.
Compromisso em publicar on-line e atempadamente as actas das reuniões da Direcção da Associação de Pais.
Convocação de uma Assembleia Geral para alteração dos Estatutos da Associação de Pais, propondo entre várias alterações, a obrigatoriedade da realização de eleições para os Órgãos Sociais e a apresentação do Relatório e Contas anualmente.

Apresentação dos Órgãos Sociais eleitos
Agendamento de reuniões com o Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos e respectiva Associação de Pais e ainda com a Junta de Freguesia para apresentação da nova Direcção da Associação de Pais.

Relações externas
Realização de duas reuniões/conferências na nossa Escola, com convidados especiais a seleccionar no campo da educação, abertas à comunidade no geral.

Gestão corrente da Escola
Apreciação do protocolo existente do «ATL» entre a Associação de Pais e a Escola, bem como o funcionamento de diversas valências de serviços da Escola, tais como os produtos vendidos e respectivos preçários no Bar. A questão do Delegado de segurança, das aulas de substituição, o horário de funcionamento da papelaria.
Acompanhamento constante da eficácia do plano de contingência para a prevenção da gripe A, das obras a decorrerem no espaço escolar, bem como da forma de permitir o normal funcionamento da aulas de educação física.
Como pais que desejam uma escola pacífica, e ordeira, uma escola em que os nossos filhos/educandos tenham ambiente para progredir a nível académico é nossa intenção reunir com a escola no sentido de propormos a criação de um gabinete de avaliação de casos difíceis, do qual a AP faça parte, e que se proponha a, de acordo com a lei vigente, resolver estes casos.



Cultura
Fomentar o interesse dos alunos na vida cultural da n/ freguesia e cidade, organizando idas aos teatros, museus, espaços científicos e também na vertente ambiental.
Visionamento de 2 filmes - cinema, seguidos de debates, abordando temáticas caras à sociedade contemporânea e nomeadamente aos mais jovens

Desporto
Organização de competições inter-turmas e uma competição a realizar nas festas da Páscoa ou no final do ano lectivo, entre alunos da n/ Escola e de outras Escolas, pertençam ou não ao Agrupamento de Escolas Pedro Santarém.

Social
Organizar duas (2) festas, preferencialmente no Natal e final do ano lectivo, envolvendo a comunidade escolar no seu todo e aproveitando através da venda de rifas, quermesses, comida e bebida, a oportunidade de financiarmos essas mesmas festas e outras que se venham a organizar em prol da comunidade escolar, reforçando o espírito de coesão e solidariedade da mesma.
Promoção do concurso «O melhor aluno do ano lectivo 2009/2010» em que será destacado o melhor aluno do respectivo ano lectivo e recompensado via prémio.

Mediatização
Sempre que seja considerado relevante para a defesa dos interesses da n/ Associação, recorrer aos diversos meios de comunicação social e aos diversos órgãos de administração do estado.

Para levarmos a bom termo o nosso programa precisamos de Todos!
A Associação de Pais está viva mas precisa de se fortalecer. Precisa também que lhe sejam apresentadas as questões e preocupações que todos sentimos, mas pensamos que são só nossas e tentamos tratar individualmente.

A Lista B quer ser a voz colectiva, dialogante, opinativa, proponente, colaborante, actuante e reivindicativa, se for o caso.
Não temos receio em nos comprometermos por escrito e publicamente e em sermos avaliados por tal, pois são os resultados da nossa actuação que determinam a nossa eficácia.
Precisamos do seu contributo.
Contamos consigo

PARTICIPE NA VIDA ESCOLAR
TRABALHE CONNOSCO
VOTAR É UM DEVER CÍVICO
VOTE LISTA B

E-mail: listabpedrodesantarem@gmail.com
Blog: http://apeepedrodesantarem.blogspot.com

1 comentário:

  1. Parabéns ao membros da lista B pelo empenho em formar esta lista, e sobretudo por acreditar ser possível melhorar sempre!!

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