terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

RENDIMENTO DOS PAIS VERSUS APROVEITAMENTO ESCOLAR DOS FILHOS

Portugal é um dos países onde o nível educativo dos pais, mais determina o destino escolar e o nível salarial dos filhos, quando estes chegam ao mercado de trabalho.
...Se um jovem tem pais que estudaram pouco, tenderá a ficar-se pelo mesmo patamar, conclui um relatório da OCDE, que analisa a mobilidade entre gerações.
...É nos países do Sul da Europa, assim como em França, Reino Unido e E.U.A., onde é mais difícil ascender socialmente, independentemente da origem social, .... em contraste com os países nórdicos, Austália e Canadá.
... Nos países do Sul da Europa, o facto de um pai ter frequentado o ensino superior, aumenta o nível salarial de um filho em 2o%, pelo menos, por comparação com o filho cujo pai obteve estudos secundários.Nesta análise, os E.U.A. são o país onde os resultados dos pais mais determinam o desempenho escolar dos filhos a este nível; a Islândia está no extremo oposto e PORTUGAL EM 12º lugar.
---O investimento no pré-escolar, a mistura social de alunos nas escolas e o sistema de apoio de escolas, como bolsas, são estratégias importantes para minimizar os efeitos do meio social de origem.

Sem comentários:

Enviar um comentário