sexta-feira, 23 de abril de 2010

TESTEMUNHO DE ESTUDANTE DA PEDRO EM FORMAÇÃO EM LIDERANÇA

Em virtude de um relacionamento institucional estabelecido no início do 2º Período Escolar, entre a Assoc. de Pais da Escola Pedro Santarém e o Rotary Clube de Benfica, teve esta Assoc. de Pais a honra de ser convidada a indicar um aluno/a, com a idade mínima de 14 anos e com perfil de líder, para frequentar o RYLA - Rotary Youth Leadership Awards - um Seminário de Formação em Liderança, que decorrreu entre 27/03/2010 e 01/04/10, em plenas férias da Páscoa, no Colégio Militar, em Carnide.



A Direcção da Assoc. de Pais solicitou a colaboração de todos os Srs. Professores/Directores de Turma do 9º ano, em virtude da idade mínima exigida ao participante, que indicassem até um máximo de 4 alunos, aqueles que conciliavam uma boa prestação académica com a capacidade de serem líderes e que naturalmente são um excelente exemplo de vivência em termos de comunidade escolar.



Desses 4 alunos que reuniam esse perfil, qualquer um deles digno dessa distinção, 2 deles nascidos em Portugal e outros 2 no estrangeiro, («a título de curiosidade» ), a Direcção da Assoc. Pais escolheu a aluna Joana Ferreira, que aceitou o repto de ficar «fechada durante quase uma semana, nas férias da Páscoa, a receber formação em Liderança.



Junto segue o texto, por ela redigido e já enviado para o Rotary e que nos transmite a sua experiência.
Muito em breve, publicaremos uma entrevista da mesma Joana Ferreira!


-------------------------------------------

Depois de uma semana no RYLA posso dizer que me sinto muito mais preparada para o futuro.
Além de aprender a ser uma melhor líder aprendi também a ser uma melhor pessoa e cidadã.

Os conhecimentos que me foram passados nas «aulas» explicados nas palestras e vivenciados nas actividades, fizeram-me reflectir sobre o comportamento que tenho que ter para ser uma líder de sucesso.Porque ser líder não é uma característica que nasça connosco é uma competência que se trabalha.Temos que ser leais, responsáveis, exemplares, verdadeiros, realistas, carismáticos, optimistas, íntegros e corajosos.Temos que ter táctica, técnica, influência, sentido de humor, credibilidade, senso comum, capacidade de comunicação, objectivos, visão, motivação e adaptabilidade.

Também as amizades que criei, trago comigo, porque apesar de todas as nossas diferenças conseguimos criar um grupo unido, forte e inesquecível.

Por me terem proporcionado todas estas experiências, agradeço e digo, com orgulho, que sou Rylista.

Joana Ferreira!

Sem comentários:

Enviar um comentário