segunda-feira, 4 de outubro de 2010

METAS REVELAM ENSINO FACILITISTA

Os professores mostram-se muito críticos quanto às metas de aprendizagem estabelecidas pelo Ministério da Educação. Consideram que pouco ou nada muda na forma de trabalhar nas escolas em Portugal e que o ensino pretendido pelo ministério mostra ser facilitista. Ou seja, acusam a ministra Isabel Alçada de não promover uma educação mais rigorosa e exigente nas escolas.

Paulo Guinote salientou que a principal alteração acaba por ser as metas terem sido colocadas num site e de estarem mais facilmente acessíveis para consultar, porque de resto não houve alterações. "O que lá está não acrescentou nada ao que já existia.
Considera ainda que as metas do Ministério da Educação são "generalistas".

"Achei divertido alguns dos objectivos que li, como por exemplo o dos blogues. As crianças têm de saber colocar comentários nos blogues, mas não há qualquer referência que esses comentários têm de estar escritos correctamente", referiu.

Porém, Paulo Guinote acrecentou "Continuamos a ensinar as crianças a escrever cartas, mas claro que agora o mais relevante são as novas tecnologias. No entanto, há que continuar a saber escrever."

Octávio Gonçalves, professor e dirigente da Promova, considera que as metas de aprendizagem não são mais do que uma "visão facilitista do ensino". "São uma definição básica e não de um ensino exigente e rigoroso como se pretende".

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