sábado, 30 de janeiro de 2010

RTP - PROGRAMA «SOCIEDADE CIVIL» 27/01/09

«NÃO QUERO ESTUDAR/ NÃO GOSTO DE ESTUDAR»

Boa parte dos pais já ouviram os seus filhos ter este desabafo.
Neste programa televisivo, entre vários assuntos relacionados com esta problemática, sumarizo as seguintes opiniões dos participantes, todos eles professores:

- Existem professores que sabem motivar os alunos e outros que não;
- Os professores têm que abordar novas tácticas de ensino, que promovam a curiosidade dos alunos pela matéria;
- Devem haver TPC mas de forma moderada;
- O acompanhamento parental dos TPC, ajuda os alunos a terem método a estudar, nomeadamente através de uma definição de horário e estimulando a autonomia da criança;
- Os pais devem orientar mas não fazer ou terminar os TPC;
- O local de estudo não pode ter distracções como a TV ligada, os pais a fazerem telefonemas, etc.
- Os pais não devem sobrecarregar os filhos com actividades extra-escolares; lembrem-se que els já tem têm as AEC - Actividades Extra Curriculares ministradas na Escola;
- Tem que existir diálogo regular entre os pais e os professores, para os problemas poderem ser atacados logo à nascença;
- As crianças têm que ter rotinas estabelecidas;
- As crianças têm que dormir, no mínimo, 09H00 por noite;
- As crianças nunca devem estudar antes de se irem deitar;
- As crianças, com os pais, devem fazer um Plano Semanal;
- As crianças têm que ter tempo para brincar;
- Nunca faça comparações entre os seus filhos;
- Os pais devem-se lembrar que a pressão para o sucesso cognitivo, retira a ligação emocional ao estudo, que é vital para que um aluno não deteste uma matéria;
- Os pais projectam o seu medo nos filhos em vez de os ajudarem a ser felizes, quando procuram que os filhos sejam muito melhores alunos do que eles foram

OS CASTIGOS

- Não se pode castigar e muito menos ameaçar de forma gratuita;
- As «balizas» têm que ser bem marcadas;
- Os pais têm que explicar que as coisas nem sempre são como nós queremos;
- Os pais das crianças têm que explicar que o seu 1º emprego é ser estudante;
- Castigar é sempre algo de muito particualr em relação à criança e à situação, todavia um processo que pode ser profícuo será sempre o de dar em alterntiva ao não estudo, a realização de tarefas, sejam domésticas ou até profissionais (para os pais que trabalhem por conta própria), que mostrem que estudar não é assim tão mau, comparado com outras actividades que eles ainda menos apreciem realizar;

AS COMPENSAÇÕES

- Devem ser utilizadas não como finalidade em si mas como forma de reconhecimento e agrado quando uma criança melhora ou inclusivé atinge um bom ou excelente desempenho;afinal, a criança só está a fazer o que é a sua obrigação para se tornar uma pessoa bem inserida na sociedade, sociedade essa que investe nela via pais e sistema escolar;

Especialmente os pais mas também os professores têm que valorizar o saber desinteressado.O conhecimento relaciona-se com outros assuntos.Não tem que haver praticabilidade em tudo aquilo que se aprende.

Os pais que não têm tempo nem sabedoria para ajudar os filhos, não se devem excluir de lhes ensinarem de gostar a estudar, pois as competências técnicas nem sempre são determinantes por parte dos pais ao ajudarem os seus filhos.Muitas vezes os próprios filhos podem ajudar os pais e às vezes até alguns professores, na utilização e no domínio de novas tecnologias e até no «despertar» para novas temáticas que vão surgindo na nossa sociedade.

2 comentários:

  1. Como se gere ter que deitar as crianças às horas devidas, quando alguns professores são os primeiros a não ter isso em conta quando na véspera de um teste mandam os alunos fazer trabalhos de casa que dariam para uma semana!!!!!

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  2. É falar com o professor em causa, pedindo-lhe que diminua a carga dos TPC no dia anterior ao teste.Também é verdade que os TPC são uma forma de estudar e também é verdade que os alunos preparam-se para um teste ao longo de semanas, estudando constantemente e não apenas na véspera do teste.

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