sábado, 25 de setembro de 2010

INTERNET E RESULTADOS ESCOLARES INFERIORES

Investigadores do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Carnegie Mellon, analisaram mais de 900 escolas portuguesas, entre os anos 2005 e 2009, sobre os resultados da introdução de banda larga nas n/ escolas e registaram as classificações dos alunos no 9º ano de escolaridade.

Verificaram que as escolas em que mais tinha aumentado o uso da Internet, foram aquelas em que os resultados escolares mais diminuíram.

Esta tendência foi menos evidente nas escolas`em que o acesso à Internet, foi, possivelmente, menos bem enquadrado.

A natureza destes resultados não deixa de ser provisória mas é estimulante que os temas da educação sejam estudados com este rigor quantitativo.

De referir que uma das descobertas mais surpreendentes e perturbantes dos modernos estudos sociais quantitativos, é a não existência de uma relação sistemática nem de relações fortes entre os gastos da escolas e o desempenho dos estudantes.

Isto é, o mais importante é a formação dos professores, dos pais, a boa estruturação e a exigência dos programas, a qualidade dos manuais, o rigor da avaliação e outros factores da actividade lectiva, como a existência de uma comunidade escolar verdadeiramente unida e participativa.

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