sábado, 25 de setembro de 2010

PSICOLOGIA POSITIVA NA EDUCAÇÃO

A psicologia positiva é o caminho.
Tem de se passar a dar atenção ao bem estar das pessoas, aos seus níveis de felicidade e a tê-los em consideração quando pensamos nas políticas económicas e educacionais de um país.
A educação tem de mudar, a escola tem que conjugar coisas como o esforço, o trabalho e o prazer.

Em Portugal, a educação é mais frequentemente abordada de forma negativa.
No «Mundo Anglo-Saxónico» investe-se na formação de professores na área da felicidade, para lhes aumentar os seus níveis de bem estar e saber como passá-los para os seus alunos.

Em Portugal, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, é ministrada a cadeira de Psicologia Positiva.

Os seus participantes são convidados a pensar sobre si, as suas relações sociais e práticas e a sair de dentro deles à procura de vidas com sentido, em vez de se limitarem a reproduzir modelos externos.

Na Escola, os alunos estão sedentos de algo que os faça abanar.
É necessário que as aulas sejam um espaço de transformação pessoal.
É importante ter convidados na aula, que digam como é que vivem a sua vida.
Dá-se demasiada atenção ao lado esquerdo do nosso hemisfério - a razão, a lógica e pouca atenção ao lado direito do nosso hemisfério - a intuição, a criatividade.

Os alunos podem ser colocados a entrevistarem-se sobre aquilo que são bons, para o que têm jeito.
Quando saem da Escola, os alunos sabem melhor indicar aqulio em que não são bons, do que aquilo em que são bons e é isso que urge alterar.

O que está em causa não é desculpar o «chumbo» mas sim a sua carga negativa.
Quantas vezes um aluno afirma que por gostar tanto daquele professor, passou a gostar da disciplina?
Gosta da relação com aquela pessoa porque a valoriza, a faz sentir bem.
A sociedade e a escola têm que mudar, para que a experiência emocional positiva passe a superar a negativa

Experiências que ainda se ouvem nas salas de aula, do tipo «és mesmo burrinho» ou «para que queres a cabeça», apenas diminuem a capacidade de se querer ou conseguir aprender.

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