domingo, 27 de fevereiro de 2011

« NÃO E A MELHOR ALTURA PARA ALARGAR ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O Sindicato de Professores do Norte (SPN) considerou não ser esta a "melhor altura para prosseguir" com a medida de alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos.

Júlia Vale, da direcção do SPN, garantiu estar de acordo com o alargamento, embora, como a "política do Governo é de cortes", esse facto torna "inviável a medida". "Apesar de sermos favoráveis ao alargamento da escolaridade até aos 12 anos, consideramos que esta não é a melhor altura para prosseguir com esta medida", afirmou. Isto porque, esclareceu a docente, "este aumento da escolaridade exigirá investimentos financeiros, em recursos e meios. Mas, no entanto, a política do Governo é de cortes no investimento, o que torna inviável a medida". O Governo aprovou a 23 de Abril de 2009, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei para alargar de nove para 12 anos a escolaridade obrigatória, ou seja, os jovens entre os seis e os 18 anos terão de frequentar obrigatoriamente a escola ou um centro de formação profissional.

A regra legal de extensão da escolaridade obrigatória será para aplicar aos alunos que em Setembro desse ano se inscreveram no 7.º ano de escolaridade e que iniciarão o secundário em 2012/2013, se entretanto não chumbarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário